Tanto a Google Play, do Android, como a App Store, disponível para todos os utilizadores da Apple, possuem centenas de milhares de aplicações para tudo e mais alguma coisa, pois já dizia Steve Jobs, o falecido CEO da Apple: “What’s the problem? There’s an app for that”.

Popularizado pelo clássico SimCity para PC, os jogos de criação e gestão de cidades são agora alguns dos mais famosos no mercado mobile.

SimCity BuildIt

Começamos precisamente com a adaptação de SimCity ao universo mobile. Com uma interface mais simplificada, adaptada aos nossos dispositivos de bolso, cabe ao jogador tornar-se presidente da câmara da sua própria cidade.

Escolhendo as zonas residenciais e de trabalho, construindo estradas e não esquecendo os espaços verdes. E claro que nem faltam os tradicionais desastres naturais, tão característicos da franchise, os quais tentaram destruir a nossa bela metrópole.

Download: iOS|Android

Township

Fazendo lembrar um pouco o famoso Farmville, Township permite que criemos não só uma cidade mas também a nossa própria quinta. Ali podemos cultivar vários alimentos e tratar de vários animais, num híbrido que junta a macro-gestão dos diversos edifícios da cidade com a micro-gestão da nossa singela quinta.

Download: iOS|Android

Pixel People

Um adorável city builder, Pixel People distingue-se pelo seu visual pixelizado característico e pelos seus habitantes. É que, neste jogo, não criamos apenas uma atarefada povoação mas também diferentes habitantes, cada um com as suas características para desempenharem certas funções.

Download: iOS|Android

Townsmen

Terminamos com um jogo que traz à memória o saudoso Age of Empires. Em Townsmen teremos que criar uma cidade na era medieval, procurando recursos para evoluir a nossa civilização. Se nos estivermos a sentir particularmente corajosos, podemos até jogar com a opção de componente militar em que teremos que trabalhar para defender o nosso reino.

Download: iOS|Android