Chama-se Color Binoculars e, como se pode notar, o nome diz tudo. Esta aplicação nasceu no seio da Microsoft em 2015, no âmbito de um hackathon interno. O desafio era tentar desenvolver uma forma de conceder aos daltónicos a possibilidade de verem as mesmas cores que o resto do mundo com apenas um clique numa app.

E foi isso mesmo que aconteceu. Tom Overton, engenheiro de software na Microsoft, sofre de daltonismo e foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da Color Binoculars.

Ele diz que tem dificuldades em distinguir os verdes e os vermelhos e, por isso, em conjunto com o colega Tingting Zhu, dedicou-se à criação da app que quer por um fim a este obstáculo. Overton explica que esta aplicação permite “ver o mundo de outra forma”.

colorbinoculars

Não é um programa de edição de imagens. A Color Binoculars funciona como uma espécie de “tradutor de imagens”, utilizando a câmara do smartphone para intensificar os verdes e atenuar os vermelhos. A Microsoft acredita que, desta forma, as cores serão mais facilmente distinguidas.

A Color Binoculars ainda não está disponível em português mas já pode ser descarregada em inglês para iOS.