A aplicação que gere palavras passe de autenticação de dois fatores o LastPass sempre teve um esquema de preços peculiar. Embora fosse gratuito no smartphone, a sincronização de todas as senhas e logins em todos os dispositivos – um dos principais recursos de um gestor de senhas – exigia uma subescrição para usar. No entanto, a partir de hoje, o acesso de vários dispositivos ao LastPass é totalmente gratuito.

Os utilizadores que já tiverem uma conta gratuita do LastPass agora poderão sincronizar entre a extensão do navegador e o aplicativo para dispositivos móveis. Enquanto isso, os utilizadores que já pagam pelo LastPass Premium ainda terão alguns recursos extras como o compartilhamento de famílias para até cinco utilizadores, 1GB de armazenamento de arquivos criptografados, YubiKey e outras integrações de logon de dois fatores, identificação de impressões digitais de desktop. Para suportar o modelo freemium, os usuários não pagos verão anúncios aparecendo no LastPass.

Além de poupar o problema de lembrar todos os seus logins e senhas, os gestores de senhas são uma parte cada vez mais necessária da configuração de qualquer pessoa agora que parece haver uma violação de senha maior quase todas as semanas. É claro que até mesmo os gerentes de senhas não são impermeáveis aos hacks – o próprio LastPass foi violado no ano passado, mas a empresa tem sido inteligente em encontrar e solucionar novas falhas de segurança antes de causarem um problema.