O comando de voz “Ok Google” funciona como um despertador para o, agora ultrapassado, assistente pessoal da tecnológica. Nesta versão, bem mais básica do que a apresentada esta terça-feira em São Francisco, é possível recorrer ao motor de busca da empresa para completar algumas tarefas de forma automática.

Desde a versão KitKat do Android que as funcionalidades deste sistema aumentaram e agora é a vez do Google Maps se articular com as suas potencialidades.

A aplicação de navegação já possibilitava alguns comandos de voz, mas, com a nova atualização, passa a responder automaticamente a novas ordens como “encontra-me uma bomba de gasolina” ou “como está o trânsito” em “tal sítio”.

Anteriormente já era possível utilizar a voz para ver mapas de localidades específicas ou pedir sugestões de caminho para um destino.

Esta nova funcionalidade é opcional (pode ser ligada ou desligada nas definições), mas, infelizmente, ainda não tem suporte para a língua portuguesa. Para consultar a lista de comandos disponíveis, siga este link.

Integração com o calendário

Para além dos comandos de voz, o Google Maps está agora familiarizado com os seus afazeres.

Na versão Android da app já pode encontrar uma aba com a organização cronológica de todos os destinos onde tem compromissos marcados.

Para ativar esta funcionalidade basta estar ligado em ambas as apps com a mesma conta e assinalar no calendário os seus compromissos, deixando na caixa de localização a morada onde terá lugar.

O Google Maps está disponível para Android e iOS de forma gratuita.